Tradição, originalidade e musicalidade são traços marcantes da banda Timbalada, que é composta por 16 integrantes, onde cada um demonstra uma atuação surpreendente dentro do que é apresentando seja nas músicas, seja nos palcos. E é assim que a banda vem conquistando, ao longo do tempo, uma legião de fãs apaixonados ao redor do mundo.

O verão da banda Timbalada é muito aguardado pelo público, e, costuma ser sempre recheado de boas surpresas. Músicas, ensaios, carnaval, tudo é pensando de uma maneira especial para agradar aos fãs da banda. 

Os Ensaios da Timbalada costumam gerar uma expectativa grande ao público pelo show efervescente, totalmente característico na banda. 

 

História

 

A história - Lançada em 1991, a Timbalada completa, em 2012, 21 anos de sucesso absoluto. Dona de um ritmo próprio, que tem o timbau nas suas raízes e como um instrumento marcante em seu som, a banda foi criada pelo multiartista Carlinhos Brown, no bairro baiano Candeal. De forma autêntica, Brown revolucionou a forma de tocar o timbau, que antes tocado na horizontal e com apenas uma mão, caracterizando assim a base percussiva da banda Timbalada. O resultado foi uma sonoridade efervescente, efusiva e inebriante e um ritmo que conquistou o Brasil, ganhando repercussão em todo o mundo. 

O projeto inovador, desenvolvido por Brown, fez com que os encontros de domingo no espaço Candyall Guetho Square, localizado em Salvador, na Bahia, se tornassem tradicionais na cidade, atraindo milhares de baianos e turistas. Tudo começou quando Brown criou, em 1990, uma série de encontros nos quais selecionava novos talentos. Para solidificar o seu projeto, ele criou a banda Timbalada que, na época, contava com um pouco mais de quarenta músicos. Atualmente, a banda é liderada por Denny, e conta com quinze músicos.  

Com uma trajetória já consolidada, a Timbalada atrai multidões por onde passa. Números superlativos fazem da banda, referência no cenário musical baiano: já animou cerca de 1,5 milhões no Carnaval de Madri em 2005 e, em Nova York, participou, em 2002, do projeto no teatro Lincoln Center, e em 2004, do Brazilian Day com um público de 1,2 milhões de pessoas. Foi recorde de público do Festival Internacional de Jazz de Montreal, no Canadá, com 210 mil pessoas na 21ª edição do evento, que ocorreu em 2000. 

Músicas memoráveis fizeram história na carreira da banda a exemplo de “Beija-flor”, “Mimar Você”, “Toneladas de Desejo”, “Água Mineral”, “Camisinha” entre muitas outras. Assim, o sucesso nos palcos se repetiu no mercado fonográfico com onze álbuns lançados no total, a exemplo de Timbalada (1993), Cada Cabeça É Um Mundo (1994), Andei Road (1995), Mineral (1996), Mãe de Samba (1997), Pense Minha Cor (1998), Timbalismo (1999), Motumbá Bless (2000), Serviço de Animação Popular (2001), Alegria Original (2002), Timbalada Ao Vivo (2003).